Postado em: 21/01/2019

= Índice de infestação da Dengue é de 14,3%. A colaboração da população é primordial.

De acordo com o primeiro Levantamento de Índice Rápido amostral de 2019 realizado entre os dias 07 a 11 de janeiro de 2019, o índice de infestação por Aedes Aegypti em Assaí é de 14,3%, se enquadrando como alto risco, pois o Ministério da Saúde preconiza que o índice esteja a baixo de 1%.
A maior infestação na cidade está localizada ná área 141, que compreende o conjunto Eldorado e a Vila Kojo com 34,7%. Veja os demais índices na cidade:
Área 139: corresponde a Vila Nova, Vila Ramalho, Vila Ichikawa, Jd. Minami, Jd. Bela Vista, Jd. Veneza, Vila Prudêncio e parte da área central (lado do castelo japonês). IIP: 17,5%
Área 140: corresponde a Cj. Cotia, Cj. Novo Horizonte, Vila Nova Esperança, Cj. Sol Nascente II, Vila São Pedro e entorno do hospital municipal. IIP: 14,7%
Área 138: corresponde ao Jd. Pérola, Jd. Alvorada, Jd. Alvorada II, parte da área central (lado da prefeitura) até a rua Chile. IIP: 12,6%
Área 142: corresponde ao residencial Ikeda, Jd. Muriaé, Cj. Paraíso, Cj. Assaí, Cj. Sol nascente I, Jd. Raio de Sol, Cj. Hab. José Richa. IIP: 10%
Na zona rural: Vila rural: 11,83%, Pau d' Alho do Sul: 12,18% e Cebolão: 4%
Os criadouros mais encontrados nos imóveis foram depósitos de armazenamento de água como tambor, caixa d'água, cisterna, bebedouro de animais, vasos de plantas, baldes e lixos recicláveis.
Até o momento foram notificados 45 casos suspeitos, sendo 6 casos confirmados.
“Precisamos da participação efetiva da população no combate a Dengue. Não basta apenas o trabalho dos agentes comunitários e ações do poder público, é necessário o envolvimento de todos, na limpeza dos quintais, especialmente dos proprietários de terrenos baldios. Qualquer recipiente que acumule água se torna um possível criadouro do mosquito. Vamos juntos combater a Dengue”, comenta o secretário de saúde Venicius Djalma Rosa.