Assaí avança para cooperação técnica com o Parque Tecnológico Itaipu

Postado em: 02/12/2022

=Assaí avança para cooperação técnica com o Parque Tecnológico Itaipu
Assaí avança para cooperação técnica com o Parque Tecnológico Itaipu
Dando continuidade à agenda da missão técnica com o Sebrae, a Comitiva Municipal de Assaí, liderada pelo Prefeito Tuti Bomtempo e o Parque Tecnológico Itaipu se reuniram, na quinta-feira (1), para validar o interesse no Acordo de Cooperação Técnica com a finalidade de abrir novos investimentos em projetos ligados à inovação para o Vale do Sol. A assinatura da carta de intenção aconteceu no Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu.
Para o Prefeito Tuti, a parceria do Vale do Sol com o PTI será fundamental para aumentar as ações de sustentabilidade na região. “Assaí cresce de maneira organizada porque trabalha unido. Essa parceria ajudará a fomentar ainda mais a economia do nosso município, abrindo novas oportunidades de emprego e renda para a nossa região”, afirmou.
Com a assinatura da carta de intenção, Assaí, através do seu Ecossistema de Inovação Vale do Sol, consolida seu papel de desenvolvimento social e econômico da região, customizando créditos com linhas de fomento, além de expandir possibilidades para pequenos, médios e grandes empreendedores. Dessa forma, o PTI, com sua expertise na área de tecnologias, se propõe a divulgar e apoiar os projetos estruturantes do Vale do Sol.
Além de fortalecer o ecossistema de inovação regional, a parceria abre novas oportunidades para startups e empresas que poderão receber apoio tanto da governança do Vale do Sol quanto do PTI.
Respirar e viver inovação é uma das premissas do Vale do Sol e do PTI. A palavra de ordem é conexão. “Nosso papel é estruturar um ecossistema de inovação diferente e exclusivo, capaz de promover esta pequena cidade do norte do Paraná como cidade-laboratório, deixando-a grande, na proporção que os cidadãos assaienses merecem. Seremos, em breve, um município de destaque nacional, capaz de demonstrar que política pública de relevância também se consolida em cidade pequena. Basta ter um bom gestor, um legislativo parceiro, uma equipe alinhada e uma sociedade acreditada nos seus potenciais” – afirma o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Igor Oliveira.
“Tudo tem um propósito maior e entendemos que nosso potencial extrapola o agronegócio, conduzindo nosso município para um grande exportador de tecnologias” – frisa o Chefe de Gabinete, Dr. Paulo Moreira.
Após a assinatura, a Comitiva Municipal de Assaí visitou a Vila Inteligente de Foz do Iguaçu, guiada pelo Sr. Leonel Rodrigues, Analista de Negócios do PTI, onde foram demonstrados os projetos aplicados de tecnologias para cidades inteligentes, inerentes com uma das propostas de ação do Vale do Sol.
Por fim, vale destacar a importância da participação do legislativo na Comitiva Municipal, representado pelas vereadoras Leni de Oliveira, Sandra Maria de Souza e Neuza Costa da Souza, que puderam acompanhar, pari passu, as intenções do Ecossistema de Inovação do Vale do Sol, bem como o valor público agregado com o acordo de cooperação técnica junto ao PTI.
A missão técnica foi concluída com a certeza de que a integração entre os atores municipais irá mudar os rumos da cidade, promovendo um programa de Estado jamais visto na região, tendo a união da educação básica de Assaí como principal pilar de transformação social e institucional.
*PTI* - O Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) foi criado em 2003, a partir da ampliação da missão da Itaipu Binacional, sua mantenedora. Desde os anos 2000, a missão da hidrelétrica é “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai.” O compromisso da Itaipu em impulsionar o desenvolvimento foi o grande motivador do PTI-BR, como instrumento para contribuir com a usina por meio de iniciativas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico, especialmente na região de influência da Itaipu. O PTI-BR é gerido pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (Fundação PTI-BR), responsável por garantir a operacionalização do ambiente e propiciar as condições necessárias para o cumprimento da missão e alcance da visão, considerando seu propósito, diretrizes, objetivos estratégicos e metas, bem como suas políticas institucionais.