Postado em: 18/06/2021

=TERCÍLIO TURINI VISITA ASSAÍ NA COMEMORAÇÃO AOS 113 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL.
Na tarde desta sexta-feira (18) o vice-prefeito Cairo Koguishi e o chefe de Gabinete Paulo Roberto Moreira receberam o Deputado Estadual Tercílio Turini no Castelo Japonês, no evento em homenagem aos 113 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.
Em 18 de junho de 1908, atracou no Porto de Santos o navio Kasato Maru, que veio do Porto de Kobe, no Japão, e a bordo 781 japoneses de 165 famílias que vieram para trabalhar como lavradores nos cafezais do oeste de São Paulo e norte do Paraná. Mais tarde iniciaram o processo de colonização de Assaí que carrega nos dias atuais os traços vivos da cultura oriental.
O deputado Tercílio Turini oficializou a homenagem para Assaí de Capital Paranaense da Imigração Japonesa “É um reconhecimento aos imigrantes e seus descendentes pela coragem, trabalho e contribuição no desenvolvimento do Paraná e do Brasil”, diz o deputado.

O evento contou com apresentação cultural do Grupo de Taiko da AABB Comunidade e do Grupo Keishin de dança japonesa.

As autoridades presentes participaram um breve relato sobre a vida Ryu Mizuno o Pai da Imigração e visitaram uma exposição de objetos pessoais, imagens e o diário de bordo do Kasato Maru.

Participaram da comemoração os vereadores Leni de Oliveira, Neusa Costa, Rafael Greca, PC Caminhoneiro, Juninho do Cartório, Clésio Cruz, Professor Turquinho, representantes da colônia Japonesa de Assaí e secretários municipais